terça-feira, 25 de outubro de 2011

Amamentação.

Oi gente, hoje eu vo postar algumas diquinhas sobre amamentação, uma das coisas que eu mais penso, e me preocupo. Porque eu quero muuito poder amamentar o meu filho, e acho isso realmente muito importânte, e to tentando me prepara o máximo possível, para quando meu Miguel chegar eu conseguir alimenta-lo.
Sei que não é fácil, e muito mulheres não conseguem. Mas antes de tudo é muito bom agente se informar.

Então ta aí, o que eu achei legal agente saber





Preparando-se para amamentar

O seu próprio corpo é o principal responsável pela preparação dos seios para a amamentação, portanto o mais importante mesmo é preparar seu espírito. Para isso, o melhor a fazer é se informar o máximo possível sobre o assunto antes de o bebê nascer.

Esteja preparada para as dificuldades, mas não precisa ficar apavorada. Use toda a ajuda possível enquanto estiver na maternidade, pois lá há pessoas especializadas e que cuidam disso todos os dias. Faça perguntas e tire todas as dúvidas que passarem na sua cabeça.

Não dá para saber durante a gravidez se você vai ter bastante leite ou não. O tamanho do seio e o fato de o peito já ter vazado ou não não têm nada a ver com a produção de leite depois que o bebê nasce.

Leia desde já também sobre situações especiais: quem fez redução de mamas, pôs silicone ou tem mamilos planos ou invertidos certamente tem muitas dúvidas.

o que é essencial saber

Antes de qualquer coisa, conheça os pontos básicos da amamentação:

  • Quando o bebê pega o peito direitinho, a amamentação não deve doer.
  • O bebê tem de colocar quase a aréola inteira dentro da boca para mamar.
  • Quanto mais o bebê sugar, mais leite a mãe vai produzir.
  • O tamanho do peito não tem nada a ver com a produção de leite.
  • Um peito que produz leite suficiente não necessariamente fica vazando.
  • O leite de verdade só aparece três ou quatro dias depois do parto. É assim com todas as mulheres. O que vem antes, o colostro, é ótimo para o bebê, mas a quantidade é pequena mesmo.
  • É normal o bebê perder cerca de 10% do seu peso nos primeiros dias. Ele nasce com uma "reserva" e volta a ganhar peso conforme o leite desce e ele se acostuma com a amamentação.
Tudo e mais um pouco aqui http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/iniciantes/#

Amamentar faz mesmo toda essa diferença para o bebê?

Escrito para o BabyCenter Brasil

Heather Welford responde:

O leite materno possui todos os nutrientes de que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros seis meses de vida, e deve continuar a ser dado mesmo depois, quando a criança já come outros alimentos.

Estudos mostram que o leite materno possui anticorpos que protegem a criança contra infecções -- como gastroenterites (doenças com presença de diarréia), doenças respiratórias, infecções urinárias e otites. Também reduz o risco de o bebê ter doenças mais graves, como diabete e leucemia, e diminui a tendência a problemas alérgicos, como asma e dermatite.

Além dos agentes protetores sempre presentes no leite materno, a mãe que amamenta pode produzir outros anticorpos específicos assim que entra em contato com uma infecção. Esses anticorpos podem passar para o leite, e de lá para a criança.

Amamentar também deixa a mãe mais saudável. Ao dar o peito ao filho, ela reduz seu risco de ter câncer de mama pré-menopausa e câncer de ovário. Há redução também no risco de fraturas em consequência da osteoporose.

Sabemos que o leite materno possui ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, que são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. Antigamente havia a crença de que amamentar os bebês os deixaria mais inteligentes. Em média, bebês que mamaram no peito são mesmo mais inteligentes, mas pesquisas recentes mostraram que isso provavelmente se deva a fatores sociais (relacionados à estimulação) e genéticos.

Um grande benefício da amamentação é sem dúvida a conveniência. Pelos primeiros seis meses de vida do bebê, ele não precisa tomar mais absolutamente nada. Você não terá nada para lavar, esterilizar, preparar e carregar.

E, por fim, não se pode esquecer um dado importantíssimo: amamentar é grátis! Fórmulas infantis são caras e podem pesar em qualquer orçamento. Sem contar todos os apetrechos necessários, como mamadeiras, bicos e esterilizadores.

Sabemos que pode não ser tão fácil quanto parece, por isso preparamos uma seção inteira sobre amamentação, com muitos artigos para você tirar todas as suas dúvidas.


Isso ta aqui http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/beneficios/


Bom, era isso. Agente sabe o básico, o que tem que saber, mas é sempre bom ler mais um pouquinho e aprender mais um pouquinho, é um futuro melhor e cheio de saúde para os nossos bebês. Eles merecem.


bejinhoos

5 comentários:

Thania disse...

Ca eu nunca me preparei antes para amamentar...durante a gravidez nao fiz absolutamente NADA.
Nem com buxinha eu lavava...rs
Qdo a Anna nasceu, ela pegou o peito de primeira...nao tive NADA de dificuldade...graças a Deus!
Meu seio NUNCA rachou,meu leite NUNCA empedrou...
Anna mamou até os 5 meses. Só parei pq ela nao quis mamar mais!
Amamentei exclusivamente,sem dar agua, cha,nem qlq outra coisa,só leite materno por 4 meses!!!!
Fomos muito felizes na amamentação!
Claro q amamentar tem uma dorzinha aqui e ali.Tem sim! Mas isso é o de menos...

Beijos

Grace Medice disse...

e sempre bom aprender mais um pouco neah nunca sabemos o bastante
adorei o blog to seguido
passa no meu cantinho fazer uma visitinha
bjusssss

Maria Israely disse...

Oie...


Meu pequeno esta com 5 meses e mama até hoje, so a noite pois ja voltei a trabalhar...
Desde os 07 meses de gestação que eu passava uma pomada chamada Meme nos seios para prepara pois como sempre tive pele muito sensível e não tinha bico ja fui me preparando para quando o bb nascesse eu não tivesse problemas....

O Gabriel pegou o peito de primeira, o problema é que ele era preguiçoso e pegava so nos bicos ai sofri um pouquinho nos 5 primeiros dias com os bicos rachados mais depois passou...vc vai ver como é bom amamentar... aos dois meses e meio eu ja dava água, e chá por recomendação da pediatra... ela sempre me disse que devido morarmos numa cidade tão poluida ela aconselha a dar água e chá cedo.....
Hoje ele tem 5 meses e ja come de tudo é um draguinha mais o peito ele não larga é eu chegar em casa do trabalho e ele pegar.....

Futura mãmã disse...

Rs ja tenho net nova e voltei! :D Eu adoor ler e me interesso muito por amamentação :D
Bom post ; D
Beijo

Bealtifull Day. disse...

è , amamentar pra mi è um momento magico da gravidez.... nao è so pq o bebe precisa sabe..